terça-feira, 26 de agosto de 2014

O Custo das Decisões Arquitetônicas


Por muito tempo atribuiu-se ao arquiteto, de forma equivocada, a imagem de vilão no que se refere a custos de obra. A grande verdade é que o trabalho de arquitetura de qualidade tem como grande diferencial a otimização de custos e da relação custo x benefício do investimento.

Tanto na arquitetura residencial, unifamiliar ou multifamiliar, como na arquitetura comercial, a tomada de decisões de projeto é determinante não só nos custos de construção, mas também nos custos que incidem em toda vida útil do imóvel. Desta forma, um projeto bem embasado em seus estudos preliminares, onde é possível listar todos os itens desejados, objetivos, público alvo, meta de investimento, além de outros fatores ligados mais diretamente à arquitetura, terá uma base sólida para a tomada de decisões.

Os grandes benefícios financeiros, diretos e indiretos, que um projeto de qualidade pode trazer são:

- Eficiência estrutural: menor custo para execução da estrutura.

- Eficiência de áreas: aproveitamento máximo de área construída, compartimentos bem dimensionados e menor área possível destinada às circulações.

- Correta especificação de materiais: atingir o melhor custo x benefício na escolha de materiais de qualidade sem significar custo alto.

- Eficiência energética: perseguir o menor custo energético para se obter conforto ambiental através de correto dimensionamento de esquadrias, definição da melhor orientação solar para cada caso, escolha crítica e com foco na qualidade ambiental dos materiais componentes de paredes e cobertura.

- Menor custo ao longo da vida util do imóvel.

- Detalhamento de projeto: quanto maior o nível de detalhamento de um projeto, menor será o índice de retrabalho na obra, pois aumentam as possibilidades de antever situações, resultando em economia direta para o cliente.

- Nível e forma de apresentação: um projeto bem representado graficamente traz segurança para o cliente e evita o que chamamos de custos emocionais, ou seja, que o cliente fique obrigado a viver em um espaço em desacordo com suas expectativas. Atualmente, temos à disposição uma série de ferramentas digitais com qualidade fotorrealística, que servem como suporte para a visulização do projeto.

- Aliar às decisões de projeto sistemas que reforcem a sustentabilidade da edificação como, por exemplo, sistema de captação e armazenamento de água da chuva e sistema de aquecimento de água através de captação de energia solar.

Quando realizado por um profissional capacitado, o projeto arquitetônico, além de ser econômico e sustentável, também será  expressivo esteticamente, ou seja, o cliente terá anseios formais e funcionais atendidos.

No montante final do custo da obra, um projeto arquitetônico cuidadosamente elaborado, paga seu custo diversas vezes, tanto pela  economia atingida por escolhas bem fundamentadas, quanto pela redução de custos possível por meio de um  planejamento sério, além,   é claro, pela qualidade de projeto.

Sendo assim, o valor investido em projeto arquitetônico detalhado de qualidade pode reduzir significativamente o valor de investimento na obra e maximizar o retorno financeiro na venda do imóvel.

Fonte:
Créditos:
Zé Barbosa e Luara Mayer - Palavra Especializada do Caderno Casa&Cia | Jornal Diário de Santa Maria

1 comentários:

A matéria possui alguma ligação com o livro O custo das decisões arquitetônicas de Juan Luis Mascaró ?

Postar um comentário