terça-feira, 26 de agosto de 2014

Quarto dos Sonhos


Coração da área íntima da residência, o dormitório é um ambiente que merece atenção e investimento para tornar-se um espaço confortável e adequado ao descanso e relaxamento diários, expressando a identidade dos seus usuários através dos elementos que conformam a composição.

Segundo o arquiteto Zé Barbosa, o projeto deste tipo de ambiente parte da definição do programa de necessidades, momento em que se elencam todos os usos que o local abrigará como, por exemplo, espaço para guarda-roupas, maquiagem, mesa para café-da-manhã, bancada de trabalho, televisão, poltronas para leitura, entre outros. Definidas as atividades, é importante hierarquizá-las de modo a prever a área que cada uma deve ocupar dentro do espaço.

Com estas informações, parte-se para os estudos de layout de mobiliário, onde  devem ser levados em consideração circulação, área de utilização de mobiliário, posicionamento de aberturas e o atendimento do programa de necessidades estipulado pelos usuários, explica a arquiteta Luara Mayer.

Layout definido, o projeto de arquitetura de interiores segue para desenho de mobiliário, definição de cores, texturas e acabamentos, projeto luminotécnico e escolha de detalhes decorativos. Para a arquiteta Lísian Ceolin, este é o momento em que o dormitório deve assumir a identidade dos seus usuários, expressar suas particularidades e surpreender com as escolhas realizadas.


A iluminação deve receber atenção especial, de modo a permitir a criação de cenários que possam ser alterados conforme o uso, ou seja, viabilizar que atividades de trabalho ou de precisão possam ser desenvolvidas com conforto sem abrir mão de uma iluminação mais aconchegante e tranquila para momentos de relaxamento, comenta a arquiteta Roberta Noal.


Neste projeto, o dormitório apresenta características contemporâneas e clássicas, conformando um ambiente elegante e confortável. O destaque do projeto é a cabeceira que mescla painel estofado com capitonê e o painel ripado de madeira que também acontece na parede em frente à cama. A repetição dos elementos em mais de um plano criam amarração visual e tornam o ambiente coeso e coerente, destaca o arquiteto Adonai Schlösser. As cores claras e os tons terrosos predominam, buscando conferir uma atmosfera leve e tranquila para o espaço.


Fonte: Caderno Casa&Cia

0 comentários:

Postar um comentário