sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Escola Estadual Erich Walter Heine.



Situada em Santa Cruz, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, a Escola Estadual Erich Walter Heine é a primeira da América Latina a receber o certificado Leed Schools, do Green Building Council. A região de Santa Cruz tem temperatura que chega aos 40 graus no verão. Por isso, uma das preocupações da proposta concebida pelo escritório de arquitetura Arktos foi criar mecanismos para garantir o conforto ambiental no interior do prédio, mantendo, porém, elevados índices de eficiência energética. Do desenvolvimento do projeto à execução da obra, foram várias iniciativas aplicadas para atender aos requisitos de certificação. Entre elas estão soluções como a implantação no terreno, os jardins na cobertura, amplos vãos para a circulação de ar e gestão dos resíduos da obra.

O ponto de partida foi a implantação. O prédio foi dividido em quatro módulos independentes, posicionados sobre o terreno de modo a compor uma planta com a forma de cata-vento, tendo ao centro um pátio interno. Este recurso facilitou a passagem do ar pelos corredores entre os volumes, resfriando as circulações internas e, por exaustão mecânica, saindo pela claraboia, instalada no pátio interno. O resultado é um efeito chaminé que favorece a troca de ar. Para maior aproveitamento da luz natural, os corredores estão voltados para o pátio.


O sistema de ventilação cruzada estende-se para as salas de aulas e áreas administrativas, que possuem janelas maxim-ar para a circulação dos ventos, baixando a temperatura em dias amenos. Para os dias mais quentes do verão foi instalado sistema de ar condicionado com tecnologia Inverter, desenvolvida especialmente para reduzir o consumo de energia nos equipamentos split. O sistema funciona como um inversor de frequência, que controla a velocidade de compressão do ar condicionado: quanto menos calor precisar ser retirado do ambiente, menor será a velocidade do compressor. Assim, este nunca precisa ser desligado; picos de voltagem não ocorrem e reduz-se o consumo de energia.

O terreno escolhido para a implantação era antes uma praça arborizada de um conjunto habitacional, que abrigava quadras e equipamentos de lazer. Estes foram mantidos e recuperados, para reduzir a geração de resíduos durante a obra. A inserção da escola em meio a uma comunidade carente, mas que já dispunha de pequenos comércios e serviços públicos, colaborou com a pontuação para a certificação. O acesso fácil levou também à criação de bicicletário, para incentivar o uso de bicicletas pelos alunos.

fonte:Arco-web

0 comentários:

Postar um comentário