segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Projetado por Niemeyer e fechado desde 2009, o Teatro Popular de Niterói Reabriu nesta sexta-feira.

RIO – Quase dez anos após inaugurar o Museu de Arte Contemporânea (MAC) de Niterói, em 1996, o arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012) entregou à cidade um projeto ainda mais ambicioso: o Caminho Niemeyer, conjunto de seis obras que tem no Teatro Popular de Niterói a sua primeira criação.

Inaugurado em 2007, mas inativo desde 2009, o espaço reabre hoje, com a bênção das duas maiores damas do teatro de língua portuguesa, Fernanda Montenegro e a lisboeta Maria do Céu Guerra. Marcado para às 21h, o “Encontro com Fernanda” terá a atriz em cena guiando a leitura de textos escritos por Niemeyer. Já no sábado e no domingo, às 21h, será a vez de Maria do Céu e do ator Adérito Lopes encenarem a peça “Menino de sua avó”, que aborda a relação do poeta Fernando Pessoa com a avó.

— É um teatro sacramentado pelo Niemeyer, que se apresenta como um real espaço de atendimento cultural e social — diz Fernanda.

Projetado para ter uma vocação multidisciplinar — abrigando, além de peças, espetáculos de dança, música e mostras de artes visuais —, o espaço conta com uma sala com capacidade para 460 pessoas e duas salas de exposição, além de uma área externa, a Praça do Povo, com um palco reversível e outro móvel.

— Esperamos que isso se cumpra, se justifique, com uma programação vasta, de qualidade — diz Fernanda.



0 comentários:

Postar um comentário