terça-feira, 26 de novembro de 2013

Franceses criam estrutura flutuante que torna a água do mar potável e despolui o ar

Chamada de “Bloom”, ela pode ser o futuro das estações ambientais e meteorológicas




 Controlar a poluição da atmosfera é uma grande preocupação de cientistas e ambientalistas. Assim como fornecer água potável para o maior número possível de pessoas. Por que, então, não unir as duas intenções num mesmo projeto? Os arquitetos do escritório francês Sitbon Architectes projetaram uma cápsula flutuante e parcialmente submersa que pode ajudar.

Chamada de “Bloom”, a estrutura possui uma estufa orgânica de despoluição do ar, um sistema de conversão da água do mar em água potável e uma central de alertas meteorológicos, capaz de avisar a ocorrência ou aproximação de maremotos, tsunamis e outras catástrofes ambientais.



 A ideia é que a cápsula seja formada por aquários repletos de fitoplânctons (seres microscópicos que retiram o CO2 da atmosfera). Isso poderia ajudar a regular a quantidade de oxigênio nas regiões oceânicas mais afetadas pelo aquecimento global. Além disso, um sistema é capaz de retirar os sais e resíduos da água do oceano, tornando-a potável.

A estrutura flutuante ainda não tem data para ser construída, mas pode representar o futuro das estações ambientais e de estudos meteorológicos.



Fonte: Catraca-Livre

0 comentários:

Postar um comentário