terça-feira, 19 de novembro de 2013

Pavilhão inflável abriga concertos de música clássica no Japão.

A artista Anish Kapoor e o arquiteto Arata Isozaki uniram forças e deram forma a um pavilhão inflável para espetáculos de música clássica


Um é indiano-britânico, o outro, japonês. Dessa fusão cultural inusitada, surgiu o Ark Nova, um fantástico balão colorido erguido em Matsushima, no Japão. Foi idealizado para abrigar o Lucerne Festival, evento tradicionalmente sediado na Suíça. Neste ano, porém, circulará pela região de Tohoku, uma das mais devastadas pelo terremoto de 2011. O próprio nome – Ark Nova – remete a uma nova Arca de Noé, encarregada de levar esperança por meio de música, teatro e dança às localidades atingidas pela tragédia. A membrana de PVC revestido de poliéster apresenta exterior roxo opaco e interior em tom avermelhado translúcido. Juntos, os dois materiais graduam a entrada de luz ao longo do dia. “As cores têm um significado especial para mim, são quase materiais. Sou um pintor trabalhando como escultor”, brinca Anish.



Ventilação natural. Leva cinco horas para inflar a instalação com 9 mil m³ de ar. Para mantê-la estabilizada e renovar a atmosfera interna, o bombeamento é contínuo. O calor sobe e escapa pela claraboia no topo.



Autossuficiência. Projetado para abrigar 500 pessoas, o pavilhão possui 680 m² de área interna, 18 m de altura, apenas 6 mm de espessura e pesa 1,7 tonelada. Um gerador a diesel se encarrega de garantir a energia.

fonte: Casa Abril

0 comentários:

Postar um comentário