terça-feira, 19 de novembro de 2013

Heydar Aliyev Center, projetado por Zaha Hadid, é inaugurado no Azerbaijão


Para a arquiteta, um dos maiores desafios da proposta foi o desenvolvimento arquitetônico da fachada do edifício


O Heydar Aliyev Center, assinado pela arquiteta Zaha Hadid, foi inaugurado na semana passada na cidade de Baku, no Azerbaijão. O complexo de 100 mil m² possui uma biblioteca, um auditório, um centro de imprensa e uma sala de reuniões. O local será destinado a programas culturais.
O empreendimento tem fachada sinuosa envidraçada, marca registrada da arquiteta, e é integrado com uma praça externa. Para Hadid, o formato do Heydar Aliyev Center, que tem oito andares, foi pensado para "acolher, abraçar e direcionar os visitantes através dos diferentes níveis do interior".
Segundo a arquiteta, um dos maiores desafios da proposta foi o desenvolvimento arquitetônico da fachada do edifício. "A nossa ambição para conseguir uma superfície contínua que parecesse homogênea exigiu uma ampla gama de construções lógicas de sistemas técnicos para que eles fossem integrados no volume".
A fachada envidraçada, por sua vez, foi planejada para que a iluminação natural entre no interior do edifício. O complexo ainda possui um estacionamento subterrâneo.









fonte: pini-web

0 comentários:

Postar um comentário