sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

PISCINAS INTERNAS

Veja cinco projetos em que você pode dar um mergulho sem sair de casa

Com o calor, nada melhor do que uma piscina para refrescar. E é possível ter uma em casa, mesmo sem quintal. Duvida? Provamos com cinco projetos, no Brasil e no mundo, que a água pode estar entre quatro paredes. Há sugestões de vários tamanhos e estilos.
 
Ao lado do quarto

De estilo contemporâneo, a construção de Isay Weinfeld foi concebida com poucos e amplos cômodos, atendendo ao estilo de vida da moradora. Ela quis uma sala de ginástica com barra de exercícios de balé e piscina coberta junto às duas suítes, dela e de hóspedes, no andar superior. “Fechei a piscina com elementos vazados de concreto e madeira porque os vi nas casas das décadas passadas da região de Sumaré”, diz o profissional. Revestida de pastilhas, ela é rodeada por deque.


Dentro e fora

A proposta do projeto do escritório Bernardes Jacobsen era a integração total das áreas internas e externas, para ampliar a entrada de luz natural. Em frente à porta de entrada, uma escada metálica dá acesso à biblioteca do mezanino. Sob ela há uma raia, que começa na área externa dos fundos e invade o living, formando dois corredores nas laterais. “A escada é solta para não ter paredes dividindo os ambientes”, afirma o arquiteto Rafael Zampini. As portas são basculantes.


Uma raia tropical em casa

Quando a porta basculante de vidro se abre, a sala e a área externa ficam integradas por uma piscina cercada de plantas neste projeto concebido pelo paisagista Gilberto Elkis e executado pela arquiteta Symone Costa da Fonte. A raia corre lateralmente pela sala e termina, no jardim, em uma prainha com hidromassagem. A vegetação tropical acompanha o muro dos fundos. A parede de mosaico português irregular que cerca a água ganha mais luz – e evidência – porque está ao lado do vidro da piscina. Isso mesmo: a piscina foi revestida com placas de vidro encapsulado. Com isso, ganhou um aspecto cristalino. Se os convidados não resistirem à tentação de pôr os pés na água, só precisam tirar os sapatos e sentar nas poltronas suspensas à beira da piscina. Nada mais relaxante.


Atrações masculinas

Dá para ter piscina até dentro de apartamento. É o que prova o arquiteto australiano Weir Philips. Ele projetou a casa de um homem solteiro, com área de lazer integrada ao living. A piscina é como uma banheira gigante e pode ser coberta por um painel de vidro pivotante. Ao lado, móveis e esculturas convivem naturalmente. O azul da água foi usado em outros pontos, para deixar a decoração mais viva.

Renovar vale a pena

Uma estreita casa de 1920, em Singapura, foi reformada pelo escritório KD Architects. Na falta de área externa, o piso térreo ganhou piscina interna, possibilitando a criação de uma área de lazer no imóvel. Ela fica logo na entrada, ao lado da escada que leva à área íntima, distribuída em mais três andares. Materiais rústicos, como cimento e tijolos, foram usados na decoração.


fonte: revista casa e jardim.

0 comentários:

Postar um comentário