quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Retrô no jardim: samambaias estão de volta

As plantas devem ficar em ambiente de meia-sombra para que as folhas não fiquem amareladas



O ideal é regar pouco e todos os dias para manter o vaso sempre úmido, sem encharcar o substrato
Buriy/ Shutterstock

Muito comum na decoração dos lares brasileiros nos anos 1970 e 1980, as samambaias estão de volta e devem reinar em vasos tradicionais e muitos jardins verticais de casas e apartamentos.

Apelo vintage ou ecológico, tanto faz. O que importa é que elas voltaram até em escritórios e restaurantes na forma de quadro vivo. “O paisagismo acompanha as tendências da arquitetura, que, assim como a moda, resgatou o que havia de melhor das últimas décadas, principalmente elementos dos anos 1970”, explica o paisagista Rodrigo Oliveira.

O xaxim sempre foi o substrato mais adequado para o plantio de samambaias, mas a sua venda foi proibida devido à ameaça de extinção. A alternativa encontrada pelos paisagistas foi o coxim, feito a partir de fibra de coco. Outra opção é que sejam colocadas em vasos de cerâmica com ou sem suporte para pendurar.

Na década de 1970, as samambaias eram quase unanimidade no paisagismo por se multiplicarem rápido e serem fáceis de cuidar.  De acordo com o paisagista, o ideal é deixar a samambaia em um ambiente de meia-sombra, que receba sol de manhã ou à tarde, por cerca de quatro horas por dia. No entanto, elas não devem ser expostas diretamente ao sol, para evitar que as folhas fiquem amareladas.

“Elas são plantas de mata e recebem luz solar filtrada por outras vegetações maiores. O ideal é que, em casa, a luz seja sempre indireta”, alerta o especialista. Também devido à irrigação natural e constante (devido às chuvas) das matas, a samambaia não é adepta de muita água. O ideal é regar pouco e todos os dias para manter o vaso sempre úmido, sem encharcar o substrato.

Pela facilidade de multiplicação, o ideal é dividir as mudas e plantar em outros vasos ou transferi-las para suportes maiores, de tempos em tempos. “No verão e na primavera, elas precisam de cuidado especial. Nesses períodos, devem ser adubadas uma vez por mês”, explica.

Do Metro vivabem@band.com.br

.

0 comentários:

Postar um comentário