sábado, 21 de julho de 2012

10 anos de Louis Ghost


A queridinha de Starck completa uma década em 2012. Saiba mais sobre a sua história

Quando listamos os mais conhecidos designers contemporâneos, um dos primeiros nomes que vêm à mente é o de Philippe Starck. Com mais de três décadas de carreira, o francês é um dos maiores ícones da atualidade no campo do mobiliário e da arquitetura. Uma de suas criações mais famosas faz aniversário este ano: a poltrona Louis Ghost, desenhada para a marca italiana Kartell, completa 10 anos.

Pura transparência 
A Ghost, como é popularmente conhecida, foi inspirada nas poltronas barrocas Luís XV. Mas no momento de sua concepção, Starck queria mais do que um móvel rococó. O designer trouxe para a atualidade um conceito de época quando optou por criar uma peça sem emendas, fruto de um único molde, utilizando o plástico como matéria-prima. “Ela foi elaborada a partir do nosso inconsciente coletivo, é apenas o resultado natural do nosso passado, do nosso presente e do nosso futuro”, conta. Ao mesmo tempo em que suas linhas nos remetem a algo antigo, a poltrona consegue injetar modernidade a ambientes de todos os estilos.

A peça translúcida logo se tornou objeto de desejo pelos amantes da decoração. Prova disso é o sucesso absoluto que se tornou: best-seller da Kartell, vendeu mais de 1,5 milhão de cópias e ganhou o título de cadeira de design mais vendida do mundo.

Sua popularidade rendeu uma família de policarbonato pra lá de charmosa. Desde a sua criação, a queridinha de Starck ganhou a companhia da cadeira Victoria Ghost, dos banquinhos Charles Ghost e do espelho François Ghost. Em 2008, Louis Ghost foi homenageada até com uma versão baby chamada Loulou Ghost, especialmente desenvolvida para crianças.

Projeto da arquiteta Vanessa Férres


Cadeira Victoria Ghost, banco Charles Ghost, espelho François Ghost e minipoltrona Loulou Ghost

Mais da mesma 
Ao longo dos anos, a poltrona Louis Ghost recebeu intervenções de artistas, estilistas e designers do mundo inteiro. Adesivo, roupa e até uma versão rosa foi criada para comemorar os 50 anos da Barbie no Salão Internacional do Móvel de Milão, em 2009.

A poltrona inspirada na Barbie e os modelos customizados por Antonio Marras e por Bob Wilson

Fonte: Casa & Jardim

.

0 comentários:

Postar um comentário