quinta-feira, 5 de julho de 2012

Presidente do Crea-MS ministra curso em Portugal.


Jary Castro apresentou um estudo sobre a valorização de imóveis preparados para receber pessoas com deficiência

Engenheiros portugueses participantes do curso.

A convite da Ordem dos Engenheiros de Portugal (OE), o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (Crea-MS), Jary Castro, ministrou na última quinta-feira (28), em Lisboa,  o curso Variáveis formadoras do valor: Acessibilidades - A Engenharia na construção de valor num país acessível. O curso teve duração de 7 horas e foi o primeiro evento de um ciclo de cursos denominado Avaliação no mercado global: novo paradigma, promovido pela OE em parceria com a Comissão Executiva da Especialização em Avaliações de Engenharia.

Castro apresentou um estudo de inferência estatística onde se comprova a valorização dos imóveis quando são preparados para receber pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Segundo o estudo, tanto a reforma para a inclusão do acesso como a construção de novas edificações valorizam o imóvel entre 3,3% e 4,5%. A pesquisa considerou a área, idade, localização do imóvel, quantidade de pavimentos, garagem, número de cômodos, entre outros. 

O curso ainda teve como  objetivo orientar engenheiros portugueses quanto às propostas de mobilidade urbana com base nas legislações e normas brasileiras, com o intuito de proporcionar suporte técnico aos profissionais, sejam eles avaliadores ou projetistas, contribuindo para o processo de transformação técnica e cultural e a construção democrática e inclusiva das cidades. 

Sobre a Ordem -  A Ordem dos Engenheiros é uma entidade pública representativa dos diplomados em engenharia  que concede atribuições e defende interesses, direitos e prerrogativas dos profissionais portugueses. Mais em http://www.ordemengenheiros.pt/

Fonte: Ascom Crea-MS

0 comentários:

Postar um comentário