terça-feira, 10 de setembro de 2013

Iluminação define quatro ambientes em único espaço.

A iluminação foi a peça chave para determinar o estar, jantar, biblioteca e escritório deste apartamento

Por Deborah Apsan e Carolina Diniz (visual)



Para trabalhar


A iluminação foi a peça-chave para o arquiteto paulista Tomas Zaidan definir quatro ambientes num só espaço de 4 x 6 m: estar, jantar, biblioteca e escritório. Num dos trechos da sala, ele manteve parte da parede de tijolinho recuada 50 cm, onde encaixou a bancada do home ofice e investiu em claridade difusa. Não queria gerar calor e desconforto. “A luz nunca deve incidir no usuário, mas no que ele está vendo”, ensina o profissional.


1. Com a intenção de reforçar o desenho horizontal da estante, o projeto previu um trilho de metal preso ao teto para pendurar quatro spots (Trust Iluminação) com lâmpadas halógenas AR 111.


2. Fixada à meia-altura, a luminária (Laboratório da Luz) recebeu lâmpada fluorescente. Ela produz uma iluminação adequada para trabalho, suavemente espalhada.

Para relaxar


Quando a moradora, uma professora universitária, muda o foco de interesse, entra em cena outro tipo de iluminação, mais quente, que valoriza móveis e cria climas. O arquiteto tomou cuidado para não mirar nenhum local de longa permanência com lâmpadas halógenas, como o sofá, por exemplo. “Não queria fritar a cabeça das pessoas”, diz. “Mas sim dramatizar os tijolinhos aparentes, móveis e objetos, além de gerar um lugar acolhedor.”



3. Rebaixado, o forro de gesso acartonado (drywall) separa a área de jantar e estar do eixo de circulação. Função realçada pela mangueira de luz embutida na sanca (Trust Iluminação).

4. Encaixados no gesso, cinco spots com lâmpadas halógenas AR 70 iluminam pontos específicos, destacando a mesinha lateral, o centro da sala e a parede.


fonte: Casa Abril

0 comentários:

Postar um comentário