Projeto de Arthur Casas para loja de vinhos cria espaço que inova a maneira como consumidores se relacionam com o universo da vinicultura
O projeto para a loja de vinhos Mistral tinha o desafio de criar um espaço que inovasse a maneira como os consumidores se relacionam com o universo da vinicultura. A solução proposta usa o refinamento da madeira para abrir percursos lúdicos e sinuosos que enaltecem as qualidades do vinho e exploram a tecnologia para fazer o cliente navegar pelas informações sobre cada produto.
Ao disputar a atenção do público com as facilidades do comércio virtual, uma loja física precisa buscar estratégias para conquistar e fidelizar clientes. Esse foi o desafio que a importadora de vinhos Mistral propôs a Arthur Casas no projeto de sua loja no Shopping JK Iguatemi, na zona sul de São Paulo.
Em pouco mais de 120 metros quadrados, foi acomodado um extenso programa, que inclui área de vendas, adega, estoque, galeria interativa e ambiente de leitura, além de local para degustação no mezanino. “Pareceu natural utilizar a linha curva para integrar essa multiplicidade de espaços e evocar as percepções sensoriais ligadas ao vinho”, explica Casas.
O piso alterna acabamento em concreto e madeira. A forma lúdica de apresentação do produto procura atrair um novo público e permitir que os iniciados aprofundem seus conhecimentos sobre a bebida.
Expositores de diferentes formatos receberam acabamento em vidro branco, um pano de fundo neutro que valoriza as garrafas pelo contraste entre o claro
e o escuro.
A forma de fixação das garrafas dá a impressão de que elas flutuam junto do display, ao longo do trajeto até a galeria interativa, quase no centro da planta. Nos dois lados do percurso, os expositores são acompanhados por uma faixa de painéis espelhados que ocultam telas de led.
Quando acionadas pelo toque das garrafas brancas, estrategicamente distribuídas entre as demais, as telas expõem informações sobre os vinhos de cada seção. Na galeria interativa, o destaque é a grande mesa de desenho irregular com uma tela no tampo
Movimentando como mouses as garrafas dotadas de sensores, o cliente faz com que sejam projetadas sobre a mesa as mais variadas informações sobre o produtor, o tipo de vinho e a safra. É possível ter várias projeções simultaneamente.
A galeria dá acesso ao espaço de leitura, no fundo da loja, no qual livros raros são guardados entre as ripas que se prolongam até o piso. A adega de pé-direito duplo volta-se para o mezanino, onde fica o espaço de degustação.
Ela é separada da galeria interativa por meio de uma porta de vidro e conta com ar-condicionado próprio, para manter o vinho em temperaturas adequadas a sua preservação. As laterais funcionam como área de estoque.
Fonte: ArcoWeb
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