terça-feira, 6 de março de 2012

Gesso vai muito além da função de decorar o teto

O gesso já é um material amplamente empregado na decoração e na construção civil, mas o que nem todo mundo sabe é que sua função vai além do revestimento de forros (no acabamento do teto). Ele pode ser usado em praticamente qualquer parte da casa. Pode ainda dar vida a paredes, divisórias, 'esconder' ferragens e vigas e dar formas a balcões, estantes, arco e até mesmo substituir o painel em madeira.

"Na construção civil há dois tipos mais utilizados: o gesso comum, que é usado em forros e em alguns casos paredes internas, e o acartonado, conhecido como drywall", explica a arquiteta Regina Acutu.

Uma das principais vantagens do material é a relação custo-benefício. "Ele possui um ótimo acabamento quando bem executado e o valor é relativamente baixo", comenta a arquiteta.

O preço geralmente é mais baixo, se comparado aos materiais de alvenaria. "O valor pode variar, mas, em média, o preço é de R$ 45 o metro quadrado do tipo comum e R$ 60, o acartonado", diz Julio Cesar de Almeida, proprietário de uma empresa de gesso.

Almeida destaca que o material tem ótima relação custo-benefício

Além disso, a construção de uma parede divisória de ambiente em drywall é mais rápida (pode levar de um a dois dias, enquanto que o de alvenaria, do mesmo tamanho, pode levar mais de uma semana) e produz pouco entulho.

Sobre as outras vantagens do produto, a arquiteta comenta que o material rende melhor isolamento termoacústico, é leve e alguns são até resistentes ao fogo e à umidade. "O gesso também tem alguns pontos fracos. Ele não possui nenhuma resistência a impactos, atritos mecânicos e, em geral, a água", lista Regina.

Drywall

A arquiteta explica que o drywall é um sistema construtivo que combina aço galvanizado com placas de gesso, geralmente utilizado em paredes internas, forros e armários embutidos. O sistema permite soluções criativas, como uso de curvas, recortes para iluminação embutida e muito mais.

Este tipo de material também pode ser utilizado em locais úmidos como cozinha e banheiro, pois para essas áreas existe um material específico, com proteção antifungo e resistente à umidade. "As placas são diferenciadas pela cor verde para facilitar a identificação durante a obra. Há também modelo próprio para utilização em paredes que exigem maior resistência ao fogo", acrescenta Regina.

As paredes de gesso acartonado, de acordo com a especialista, podem ser executadas em grandes alturas e vãos e ser combinadas a alguns tipos de revestimentos internos e materiais com propriedades térmicas e acústicas.
"Já empreguei este material em uma sala de videoconferência e salas de reuniões, onde se fazia necessário o isolamento de ruídos".

Segundo Associação Brasileira de Fabricantes de Chapas de Drywall, como as paredes drywall são mais estreitas do que as de blocos ou tijolos, há um ganho na área útil de 5% aproximadamente.

SAIBA QUE ...

• Gesso na decorações: bem elaboradas, realçam e deixam o ambiente mais aconchegante. Atualmente, o material permite que o arquiteto ou decorador crie formas e desenhos que valorizam o espaço.
• O rebaixamento do teto com gesso serve de suporte para um projeto de iluminação mais elaborado, em que é possível direcionar os pontos de iluminação, valorizando, por exemplo, quadro e outros artigos de decoração. Além da tradicional função de embutir luminárias e o cabeamento elétrico, o gesso pode 'esconde' as vigas.
• A Associação Brasileira do Drywall publicou no ano passado um manual que explica como obter conforto acústico com o material. Confira as informações e outras instruções no site da instituição.
•Os sistemas drywall são aprovados nos quesitos de segurança estrutural, segurança contra incêndio, desempenho térmico, durabilidade e manutenção e oferecem ainda facilidade de reparos e fixação de objetos.
• Se surgir um vazamento de água em uma parede de alvenaria, o remédio é quebrá-la com uma talhadeira e uma marreta e achar o ponto do cano que precisa ser reparado. Com drywall, a solução é muito simples: localizado o ponto com vazamento, recorta-se uma 'janela' na parede com um serrote de ponta, faz-se o conserto da tubulação e, em seguida, utiliza-se o pedaço de chapa recortado para fechar a abertura .

Onde encontrar Drywall em Campo Grande:



Placo Center - Clássica Decorações
 Rua Pedro Celestino, 267
(67) 3321-3131
E-mail: barbosa.classica@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário