segunda-feira, 18 de março de 2013

Cox, o construtor

O ex-presidente da Claro assume a presidência da WTorre. Agora, ele vai levantar desde prédios comerciais até estádios de futebol

Negócios em campo: o novo estádio do Palmeiras, um dos empreendimentos
que João Cox (à esq.) comandará na WTorre

Desde que deixou a presidência da empresa de telefonia celular Claro, em 2010, o executivo João Cox não parou. Nesses três últimos anos, ele resolveu investir na sua faceta de empreendedor. Primeiro, entrou no ramo de fabricação de bicicletas para competições, ao criar a RC Bikes, em parceria com o ex-atleta olímpico português Mário Roma e o empresário João Paulo Diniz. Na área de telecomunicações, o empresário apostou no segmento de telefonia pela internet investindo na Pligg, empresa que concorre com o Skype, da Microsoft. Na semana passada, Cox resolveu voltar para o pelotão de frente no mundo dos negócios.

Ele assumiu a presidência da construtora WTorre, do empresário Walter Torre Jr. Os empreendimentos tocados atualmente pela construtora, que faturou R$ 1,3 bilhão em 2011 (último dado disponível), incluem prédios comerciais, hotéis e até estádios de futebol, como a Arena Palestra, em São Paulo, novo estádio do Palmeiras. A nomeação de Cox, em substituição a Paulo Remy, que acumulava as funções de CEO e vice-presidente do conselho, acontece poucos meses depois de a empresa entrar em mais um mercado, o de gestão de complexos logísticos, numa joint venture com o grupo australiano Goodman Group. O acordo resultou na criação da WTGoodman.

Alto risco: a WTorre, de Walter Torre Jr., tem como prática
se endividar para erguer edifícios 


“Passamos por um período de abertura de novas frentes de atuação”, afirmou Remy, em nota divulgada na semana passada. “Agora queremos estabelecer papéis mais claros no conselho e na gestão do grupo.” Para não ver seus novos projetos ficarem apenas no papel, no entanto, Cox terá de assumir riscos. Isso porque o modelo de negócios da WTorre é, no mínimo, peculiar. A construtora tem como prática se endividar para adquirir terrenos e levantar edifícios. Em muitas ocasiões, constrói sem a garantia de que alguma empresa embarque no projeto. Procurados, João Cox e Walter Torre Jr. não deram entrevistas.

Fonte: Isto É Dinheiro - Por Rodrigo CAETANO

0 comentários:

Postar um comentário