sexta-feira, 1 de março de 2013

O prédio residencial mais queridinho do Rio


No dia do aniversário do Rio, conheça um pouco da história do Biarritz, o escolhido pelos leitores como o mais interessante da arquitetura na cidade

Não são apenas as belezas naturais que fazem do Rio um lugar para lá de encantador. Entre a montanha e o mar um grupo seleto de edifícios residenciais sobressai na paisagem urbana, provocando suspiro e curiosidade em muita gente. E é esse entrelaçar entre arquitetura e natureza que transforma esta capital brasileira em um dos cenários mais cobiçados e interessantes do mundo. No dia em que a cidade completa 448 anos, o Morar Bem conta um pouco da história do Biarritz, edifício da Praia do Flamengo considerado o queridinho da arquitetura residencial pelos nossos leitores em votação na nossa página do Facebook.

Não é raro algum turista, carioca ou estudante aparecer debruçado no grande portão de ferro do edifício para espiar a arquitetura e saber dos porteiros mais detalhes daquela construção com status de obra de arte. Construído em 1937 pelo arquiteto francês Henri Pierre Sajous, o prédio tem varandas arrendondadas e cobertas com toldos que parecem flutuar na paisagem.

— O Biarritz é um prédio que sempre se distinguiu no Rio. É um exemplo de art déco e que teve como mais famoso morador o Percival Farquhar, lendário empreendedor norte-americano que criou a estrada de ferro Madeira-Mamoré — destaca o arquiteto Milton Teixeira.
Na opinião do arquiteto Paulo Casé, o prédio é um exemplo de arquitetura por ter sido erguido com o objetivo de contribuir com qualidade da paisagem carioca.

— É um projeto elaborado, feito por um arquiteto rigoroso. Hoje, no entanto, vemos muitos prédios que corrompem a paisagem — lamenta Casé.
Henri Pierre Sajous, o responsável por essa construção, também assinou o projeto da Igreja da Santíssima Trindade, na Rua Senador Vergueiro, Flamengo, e da Associação Comercial, no Centro.

A enquete do Morar Bem trouxe seis exemplos de edifícios residenciais que se destacam na paisagem do Rio através de sua arquitetura. Além do Biarritz, estavam na votação por ordem de número de votos: Seabra, também na Praia do Flamengo; o Minhocão da Gávea; o Ypiranga, na Avenida Atlância, em Copacabana; o Itahy, em Copacabana; e o Cap Ferrat, na Vieira Souto, em Ipanema. Mas ainda há muitas construções interessantes espalhadas pelas ruas da cidade.

Fonte: Infoglobo Comunicação e Participações S.A

0 comentários:

Postar um comentário