quarta-feira, 27 de março de 2013

Decoração dos signos

Veja o que a astrologia diz sobre a casa e o modo de viver de cada elemento

Você tem dúvidas na hora de decorar? Não sabe quais cores usar, em quais materiais investir e como arrumar os ambientes? A astrologia pode ser a solução. Segundo Rosa Di Maulo, astróloga e arquiteta de formação, “conceitos básicos de conforto servem para todos, mas se considerarmos os diferentes tipos de personalidade, podemos satisfazer as necessidades específicas com uma melhora significativa na qualidade de vida, equilíbrio e bem-estar.” Ou seja, sua casa poderá ser muito mais gostosa se estiver conectada com o que os astros dizem sobre você.

Os signos descrevem diferentes tipos de personalidade e jeitos de viver. Gostos, interesses e percepções variam de acordo com os elementos da natureza. Por exemplo, pessoas de Terra são clássicas e organizadas, enquanto as de Ar são modernas e versáteis. Veja como decorar para cada um deles:

Foto Edu CastelloFogo – Áries, Leão e Sagitário

“O movimento é uma característica deste signo, portanto, a casa deve permitir uma circulação fácil. Se o espaço for atravancado, haverá incômodo: são pessoas do tipo que esbarram nos móveis e, se houver excesso de volumes à sua volta, podem se sentir oprimidas. Gostam de se espalhar em uma poltrona ou em um sofá. Ambientes bastante iluminados e com cores quentes, como amarelo, laranja e vermelho, harmonizam com este tipo de personalidade expansiva, criativa e alegre.” Por Rosa Di Maulo

Dica da redação

A suíte da casa projetada pela arquiteta Kita Flórido é bem iluminada, ampla e arejada. A cama e o ofurô são espaçosos, para os momentos de relaxamento. O amarelo foi escolhido para as paredes e o vermelho para a porta que leva ao terraço. Toques de criatividade, comuns aos signos de Fogo, foram usados no ambiente. Para dar privacidade ao banheiro, uma colcha, presa com mosquetões de alpinismo, corre em um cabo de aço igual a uma cortina. O armário também foi uma solução criativa da profissional: foi feito com sobras de madeira da reforma.

Foto Lufe GomesTerra – Touro, Virgem e Capricórnio

“São pessoas clássicas, delicadas, práticas e organizadas. Tudo tem de estar no seu devido lugar e cumprir uma função específica. O conceito de conforto está associado ao relaxamento merecido depois do trabalho duro. Gostam de meia-luz e de mobília com estrutura forte, que passa a sensação de segurança. Preferem tons neutros e móveis pesados, de madeira ou ferro, feitos para durar. Ambientes com cortinas diminuem a luminosidade e proporcionam a sensação de bem estar.” Rosa Di Maulo

Dica da redação

Na decoração assinada pelo arquiteto Gustavo Calazans, foram usados materiais rústicos e masculinos, como concreto aparente nas paredes e madeira de demolição nos pisos. Os móveis também são de madeira e o sofá e a poltrona são revestidos com o resistente couro. Os tons neutros são quebrados apenas pelo tapete. As cortinas e os trilhos com spots garantem a iluminação indireta e confortável.

Foto Maíra AcayabaAr – Gêmeos, Libra e Aquário

“Comunicativos, versáteis e modernos, gostam de ambientes arejados. Como são ávidos por informação, livros, revistas, televisão e computador terão lugar de destaque na casa, assim como a sala de estar e o bar, sempre preparada para receber muitos amigos. Transparências e tonalidades de azul, lilás, branco e florais proporcionam equilíbrio.” Rosa Di Maulo

Dica da redação

Não faltam lugares para os convidados no amplo living decorado pela arquiteta Juliana Camargo. Um grande sofá, a cadeira Paulistano, de Paulo Mendes da Rocha, e até um balanço são perfeitos para quem gosta da casa cheia. A televisão tem lugar de destaque no painel preto, cercada por livros e revistas, que também marcam presença na mesa de centro. A cor predominante é o azul: no tapete, nos vasos, no quadro e nas almofadas.

Foto Edu Castello - Água – Câncer, Escorpião e Peixes

“A casa representa refúgio, um templo para recuperar as energias e se proteger das ameaças do mundo externo. Sensíveis, sonhadores e com grande necessidade de privacidade, as pessoas deste elemento precisam de espaços aconchegantes.  Alguns objetos que compõem a decoração carregam histórias e têm importância muito além de sua função prática, valor comercial ou beleza. Fotografias, quadros, CDs e instrumentos musicais fazem parte do tesouro pessoal. Tonalidades de verde e luminárias com luz difusa proporcionam tranquilidade emocional.” Rosa Di Maulo

Dica da redação

A arquiteta Selma de Sá Moreira precisava acomodar móveis herdados na varanda de 41 m². A mesa de centro, o aparador e a cadeira de balanço têm valor sentimental para os moradores. Ao mesmo tempo, ela não podia abrir mão do verde das plantas. Por isso, aproveitou o pé-direito duplo e criou um jardim vertical composto por diversas espécies: begônias-cruz-de-ferro, chifres-de-veado e samambaias, entre outras. O ambiente se tornou um lugar de aconchego no apartamento, que ficou com cara de casa.


Consultoria

Rosa Di Maulo é formada em Arquitetura e Urbanismo e atua como astróloga há 30 anos. Trabalha com foco na expansão da consciência, melhoria das relações e ampliação do potencial criativo. Rosa é consultora, ministra palestras e workshops e atuou também no México e na Venezuela. Desde 1995 é a astróloga da revista Marie Claire, da Editora Globo. Desde 2008, assina também a coluna Quem Astral, da revista Quem Acontece, da mesma Editora.






Fonte: Revista Casa & Jardim

0 comentários:

Postar um comentário